Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
MONARCA: PRINCESS PAULA DE FATIMA SIRGADO
MONARCA: PRINCESS PAULA DE FATIMA SIRGADO
Publicité
Catégories
MONARCA:  PRINCESS PAULA DE FATIMA SIRGADO
Archives
Pages
14 août 2009

« La jeunesse croit beaucoup de choses qui sont fausses ; la vieillesse doute de beaucoup de choses qui sont vraies. »

Proverbe allemand

CARAAngolan President Jose Eduardo dos Santos speaks to the media after talks with German Chancellor Angela Merkel at the Chancellery on February 27, 2009 in Berlin, Germany. Dos Santos is on an official visit to Germany and is scheduled to meet with German business representatives later in the day. (Photo by Sean Gallup/Getty Images) *** Local Caption *** Jose Eduardo dos Santosn825964359_1249249_7129011_8Mario Quintana - Praça da Alfândega

  1. http://ec.europa.eu/avservices/download/photo_download_fr.cfm?idphoto=18036&nump=p-015468-00-56&src=1
  2. http://info.francetelevisions.fr/video-info/index-fr.php?id-video=tvradio_emissions_10minutespourledire_20090628_450k_250k_280620091801_RFO
  3. http://online.wsj.com/video-center

Os anos de Exílio da Rainha D. Amélia.

Colecção Rémi Fénérol

A história da que é hoje a Colecção Rémi Fénérol começou como um acto único de preservação da memória da Rainha D. Amélia por parte daqueles que a serviram ao longo de anos, por vezes mais do que uma geração, quer em Portugal quer nos anos de exílio no Reino Unido e em França.

O espólio não reclamado por nenhum dos familiares mais próximos de D. Amélia, após a sua morte, em 1951, em grande parte porque não contemplado em testamento, assim como os muitos objectos que a rainha generosamente ofereceu aos seus empregados durante anos, foi guardado nos sótãos dos Girard-Souza-Moreau, dos Jouve e de outros para quem as peças provenientes da Rainha eram relíquias a guardar.

O actual Coleccionador, Rémi Fénérol, começou por reunir tudo aquilo que dissesse respeito a D. Amélia, que para além de ser bisneta do rei Luís Filipe de Orléans era rainha.

Começava assim a actual Colecção.

Ao longo dos anos foram sendo acrescentadas peças provenientes de espólios de outros antigos servidores, comprados directamente a estes ou aos seus familiares, bem como objectos oriundos de leilões de familiares da rainha que haviam recebido peças em herança.

Os objectos que agora se apresentam são uma pequena selecção de uma colecção maior que reúne os mais variados tipos de obras: vestuário, pequenos objectos de colecção, pintura, fotografia, livros, documentos e parte dos diários da Rainha.

German Chancellor Angela Merkel and Angolan President Jose Eduardo dos Santos arrive to speak to the media after talks at the Chancellery on February 27, 2009 in Berlin, Germany. Dos Santos is on an official visit to Germany and is scheduled to meet with German business representatives later in the day. (Photo by Sean Gallup/Getty Images) *** Local Caption *** Angela Merkel;Jose Eduardo dos Santos

  1. http://www.tv-direct.fr/allemagne.php
Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité